O caso abaixo contado tem como principal motivação demonstrar de forma simples clara e lúdica a importância da gestão de estoque nas empresas.
Há alguns anos fiz um trabalho de consultoria em um cliente, onde ele tinha por hábito, com total disciplina, fazer inventário toda sexta-feira pela manhã, e só terminava quando toda e qualquer diferença, que porventura existisse, fosse justificada, ajustada, e tomada as decisões com implementação de solução que evitasse ou diminuísse, daí para a frente, eventuais diferenças.
A disciplina implementada com foco no inventário sempre me impressionou nesse cliente, pois ele estava completamente correto, mas, infelizmente, ele, ainda hoje, é uma exceção. É muito raro encontrar empresários com aquela disciplina gerencial com foco no estoque. Durante a minha vida profissional, encontrei bastante inventários sendo realizados, mas era mais comum para atender obrigações legais, uma vez por ano, do que com foco em gestão.
E, mais do que a disciplina, aquele cliente tinha o foco em realimentar o aprendizado, ajustando de forma estrutural e definitiva os acertos aprendidos para resolver determinados problemas que apareciam, ou seja, a partir daí podemos tratar de outros desafios e não mais daqueles, pois toda a equipe focada no controle de estoque aprendeu como resolver de forma preventiva, sistematizada, aqueles problemas já detectados. Esta ação é um ganho de produtividade inimaginável, e produtividade é tudo de que toda empresa precisa.
Esse empresário para mim é um exemplo daquele que cuida muito bem do seu patrimônio. E ele assim pensava e justificava a sua atitude com disciplina exemplar dizendo:
“Todo o meu patrimônio se encontra aqui, como que eu não vou cuidar?”
Portanto, transmito aqui a todos que leem esse artigo, que reflitam profundamente e comecem a agir o mais rápido possível no controle do seu patrimônio, e o estoque, com certeza, é parte dele e a depender do seu negócio pode ser uma parte muito importante, além de uma área estratégica fundamental para o melhor desempenho da sua empresa.
Além de cuidar do seu patrimônio, a organização do estoque conduz o seu negócio a um nível de eficiência que certamente aumentará seu lucro e competitividade, evitando o excesso ou falta de produtos, ambos prejudiciais, sendo o primeiro pelo alto custo de oportunidade financeiro que impera há anos em nosso país, portanto, ajudando a controlar o caixa, e o segundo pela perda de vendas, receita.
O caso demonstra que disciplina, foco e processo só fará bem à sua empresa. Padronize estas práticas na rotina operacional de sua empresa de forma sistêmica e sua equipe conseguirá apontar erros em seus processos e corrigi-los rapidamente. Portanto, inicie hoje a implantar estes três pilares e sua empresa e você agradecerão pela melhora dos resultados.
Antonio Trócoli