A inteligência na gestão é indispensável para o sucesso contínuo de uma empresa. Desenvolvê-la é fundamental. Entretanto, por se tratar de um conceito muito amplo, iremos demonstrá-lo por meio de um bom diagnóstico,
apontando para uma solução que incorpore, de forma simples e barata, a tecnologia e um planejamento de como implantar e ajustar os problemas encontrados. Isso não é um exemplo prático de inteligência na gestão?
Com este artigo, nosso objetivo é mostrar que a inteligência na gestão pode estar em pequenos detalhes. A partir do case abaixo, você verá como soluções simples e práticas podem gerar resultados incríveis para a sua empresa.
A Situação… e o Problema
No final da década de 1990 e início dos anos 2000, uma empresa do ramo de telefonia gastava aproximadamente R$ 6 milhões por ano em material de expediente. Ao avaliar o tamanho da empresa e a quantidade de funcionários, o valor pareceu exagerado.
A primeira atitude foi conversar com as diversas áreas da empresa para conhecer as necessidades básicas para a realização de seus trabalhos. Rapidamente, ficou claro que a empresa não tinha noção dos itens nem da quantidade total de material de expediente necessários para sua operação.
Os itens eram comprados sem controle, e não havia nenhum tipo de incentivo
para inibir o desperdício.
A Solução
Naquele momento, diversos caminhos poderiam ter sido tomados. Poderiam fazer uma campanha para evitar o desperdício, impor uma rotina de explicações sobre cada compra em cada setor ou estabelecer cotas de
compras para cada um. Porém, a solução foi diferente.
Definiram um conjunto de itens, fizeram cotações, escolheram fornecedor, fotografaram cada produto e disponibilizaram na rede interna. A partir desse ponto, cada área destacou um funcionário como responsável pelos pedidos, que deveriam ser efetuados, via intranet, em um determinado período do mês.
Foi muito interessante notar que, logo nos primeiros meses, os itens pedidos diminuíram bastante em relação aos três anos anteriores.
Resultado
Exatamente um ano após a implantação de tal metodologia, foi averiguado que os pedidos somavam aproximadamente R$ 1,5 milhão, ou seja, uma economia de R$ 4,5 milhões em apenas um ano!
Somente com a mudança no processo de compra de produtos, os usuários passaram a se autovigiar na forma como utilizavam o material de escritório. Em nenhum momento foi realizada uma auditoria ou questionamento sobre o
consumo dos diversos setores.
A organização e a simplificação do processo de compra, tendo a tecnologia como aliada na centralização dos pedidos e definição de uma data para fazêlos, gerou economia e o real conhecimento do custo operacional da empresa.
Diariamente, a tecnologia traz inovações a custos cada vez menores. A partir da gestão inteligente dos recursos da empresa, foi possível identificar suas reais necessidades materiais.
Portanto, a atenção a processos, custos e tecnologia é fundamental. Conversem, pesquisem, busquem soluções todo o tempo. A redução de custos pode vir através de mudanças simples e de lugares inesperados.