Você está acompanhando corretamente as suas margens?
Como empresário, você tem pleno conhecimento das Margens de Contribuição de cada um dos seus produtos?
Sabe dizer, quanto cada uma de suas lojas contribui para o lucro ao fim do mês?
A análise da margem de contribuição é fundamental para apontar com precisão o que é bom ou não para as empresas, uma vez que passamos a ter conhecimento do quanto cada produto (vendedor, loja ou até mesmo serviço) está contribuindo para o seu lucro.
Mas como isso é fundamental?
Vou argumentar através de um exemplo real que ilustra bem este ponto.
Por volta de 1995, fui chamado para analisar uma indústria alimentícia que estava em dificuldades. Passei um mês estudando a empresa, conhecendo seus pontos fortes e fracos.
Apesar da indústria ter expertise na produção de vários tipos de linguiças, presuntos e massas, seu principal item de vendas era a salsicha. Ela representava aproximadamente 70% de sua produção e venda.
Isso era positivo?
Após os primeiros estudos verificou-se que as linguiças e presuntos apresentavam uma excelente margem de contribuição por cada kg do produto vendido; as massas tinham uma razoável margem de contribuição; porém, as salsichas tinham a pior margem por kg de produto vendido.
Imaginando que a empresa tivesse na época um custo fixo de aproximadamente R$ 100 mil por mês, e produzisse apenas salsichas com uma margem de R$0,10 por Kg, seriam necessárias 1 mil toneladas do produto apenas para pagar seu custo fixo.
Caso a produção fosse somente de linguiças, com uma margem de R$2,50 por Kg, seria necessário vender apenas 40 toneladas.
Por que, então, continuar produzindo desta forma?
Porque a empresa não precisava fazer nenhum esforço para vender! O mercado comprava fácil àquele preço ofertado na época e ninguém se preocupava em fazer contas para saber se esse “mix” de produção era bom ou não.
Como consequência, também não se sabia se os preços adotados pela área comercial estavam adequados.
Após 30 dias de análise, com as contas feitas e questionadas, ficou claro o problema. A administração vigente naquela época não possuía os conhecimentos necessários para tomar decisões bem informadas sobre seus preços e seus produtos.
Dizendo de forma clara: a indústria estava deixando de ganhar dinheiro!
Conclusão
Para planejar e definir o mix de produtos e preços de uma empresa, é primordial conhecer a margem de contribuição de cada item que é produzido ou vendido.
Mesmo sem ser expert em gerenciamento, os empresários necessitam desenvolver a sua capacidade de entender a sua empresa em todos os aspectos: o financeiro, produto, mercado, equipe (RH), processos e etc..
Sei que não é uma tarefa fácil, por isso que aqui na Shekel desenvolvemos o Lucrômetro!
O Lucrômetro é uma ferramenta que fornece informações detalhadas e precisas sobre custo operacional, rendimento e performance do mix de produtos.
Conseguimos alcançar isso de forma simples e rápida, o que nos permite não só informar bem os empresários, como também fornecer sugestões de ações para a melhoria do seu resultado financeiro.
O Lucrômetro é forma que a Shekel encontrou para democratizar a consultoria financeira e acabar com o problema descrito neste artigo de uma vez por todas!
Queremos que todos os empresários do Brasil tenham pleno acesso ao seu resultado financeiro! Isto vai permitir que eles possam tomar as decisões corretas sobre produção e preços, aumentando a produtividade que o país tanto precisa para crescer.